Rodovia

Depto Financeiro | 64 3495-8106

Secretaria | 64 3495-8119

Medicina

FAÇA MEDICINA

Formar médicos com sólida formação geral, capazes de reconhecer e buscar soluções para os principais problemas de saúde da população, com visão crítica, reflexiva, ética, humanística e compromisso social.

Me informe mais sobre este curso

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Duração

6 anos

12 períodos

Turno

INTEGRAL

Tempo de Integralização

Mínimo
6 anos

Valor do Curso

R$ 5.800,00

*10% de desconto por pontualidade

O Centro Universitário de Goiatuba – UNICERRADO, anteriormente denominado de Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, até 2016, é uma instituição pública municipal, criada pelo Decreto Federal N. 96.776, de 27 de setembro de 1988 e mantida pela Fundação de Ensino Superior de Goiatuba (FESG).

A FESG foi criada pela Lei Municipal N. 788, de 07 de agosto de 1985, com personalidade jurídica, de direito público e jurisdição em todo o município.

A Instituição foi credenciada por meio do Decreto N. 5.232, de 15/05/2000, tendo sido recredenciada pelo Parecer N. 17/2011 e Decreto N. 7.435/2011. O atual Centro Universitário de Goiatuba (UNICERRADO) é uma Instituição de Ensino Superior (IES) jurisdicionada ao Sistema Educativo de Goiás por meio do Conselho Estadual de Educação (CEE) nos termos da Lei Complementar Estadual N. 26/1998.

Em 2017, por força do Decreto N. 8.889, de 15 de fevereiro, o Governador do Estado de Goiás, Marconi Ferreira Perillo Júnior, altera o Decreto N. 8.396, de 25 de junho de 2015, e credencia a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba até 2.020 como Centro Universitário, denominado de Centro Universitário – UNICERRADO.

Por ser uma Fundação Municipal de Ensino Superior, o UNICERRADO mantém um valor subsidiado nas mensalidades, possibilitando o acesso de alunos de

baixo poder aquisitivo, além de oferecer bolsas de estudos da própria Instiuição e da Organização das Voluntárias do Estado de Goiás (OVG), contando também com a opção de financiamento pelo FIES.

O UNICERRADO, ao longo dos seus 28 anos de existência, conquistou progressivamente o reconhecimento social como importante instituição de ensino superior da Região Sul de Goiás, ao contribuir para a expansão da oferta de cursos de graduação que procuram atender às necessidade de demanda profissional nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Engenharias e Linguística. Nesse sentido, a Instituição cumpre importante papel social e vem contribuindo para a difusão e socialização do conhecimento científico e cultural.

Nessa perspectiva de contribuição ao desenvolvimento e crescimento socialmente sustentáveis, tanto local, quanto regional, é que o UNICERRADO amplia a sua área de saúde com o curso de medicina, com oferta a partir do ano de 2018, considerando o perfil epidemiológico local, a relação médicos por mil habitantes, a relação leitos por mil habitantes, a quantidade de indivíduos que residem nesses municípios e a potencialidade do UNICERRADO de ampliar o seu papel de IES socialmente responsável

O Curso tem duração de 12 semestres e visa formar o médico generalista com base nas Diretrizes Nacionais do MEC de 2014, estimulando, além da aquisição dos onhecimentos técnicos desejáveis para a atuação na área médica, o desenvolvimento de profissionais humanizados, éticos e críticos que possam atuar conjuntamente com todos os profissionais da área da saúde, visando o cuidado integral ao ser humano,nas suas dimensões individual e coletiva.

Diferenciais do Curso de Graduação em Medicina do UNICERRADO: o curso se desenvolverá por meio de metodologia pedagógica mista, mesclando momentos de conferências e de metodologia ativa, onde o aluno é incentivado a aprofundar-se em seus conhecimentos, além de desenvolver o espírito humano, crítico e pró-ativo, que será um grande diferencial na sua carreira. Os vários campos de estágio servem de cenários para a consolidação de habilidades e atitudes desejáveis para todos os profissionais de saúde na atualidade.

O Curso de Graduação em Medicina do UNICERRADO se realizará em tempo integral, com duração de seis anos, tendo em vista que o futuro médico seja capaz de resolver os problemas de saúde que mais cotidianamente acometem a população

brasileira e esteja apto a promover a saúde, prevenir doenças e tratar os doentes centrando-se em valores éticos e humanos, utilizando o conhecimento médico- científico, as habilidades adquiridas no curso e, sobretudo com atitudes compatíveis com a relação respeitosa e ética nos níveis individual e coletivo, nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Clínica Médica e Cirúrgica e Medicina Preventiva e Social.

Objetivo Geral

Formar médicos com sólida formação geral, capazes de reconhecer e buscar soluções para os principais problemas de saúde da população, com visão crítica, reflexiva, ética, humanística e compromisso social. (Art.3o, Resolução n. 3, de 20 de junho de 2014).

Objetivos Específicos

Aplicar os conhecimentos da área básica, clínica, cirúrgica e da saúde coletiva, instrumentalizando-se para a busca de soluções dos problemas individuais e coletivos.

Desenvolver a visão integral do contínuo saúde-doença

Conhecer os problemas mais comuns e seus determinantes que geram doenças.

Conhecer os determinantes socioeconômicos, culturais e políticos, bem como, os aspectos comportamentais relevantes, para a promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Adotar padrões adequados na relação médico-paciente, médico-família e multidisciplinar, sob padrões éticos, técnicos e humanísticos adequados e legitimados.

Articular ações que favoreçam o trabalho em equipe com os demais profissionais de saúde e áreas afins, reafirmando o compromisso social com a melhoria contínua do atendimento e do desempenho dos serviços de saúde, sob a perspectiva da universalidade e equidade.

Utilizar o sistema de referência e contrarreferência, quando necessário, ao diagnóstico, tratamento e recuperação das pessoas sob seus cuidados.

Prestar cuidados médicos de emergência e providenciar os cuidados necessários.

Qualificar-se continua e permanentemente como forma de atualização profissional.

Conhecer e contribuir para a efetivação das políticas públicas de saúde e estratégias de intervenção, considerando a viabilidade dos princípios de universalidade, equidade e resolubilidade.

O campus do UniCerrado está localizado na Rodovia GO 320 – KM 01 – Jardim Santa Paula – Goiatuba – GO, ocupando uma área total de 25.807 m², com aproximadamente 10.000 m² de área construída. As instalações são próprias e a área construída é distribuída em 09 blocos, sendo 75 salas de aulas; 02 anfiteatros, 01 auditório, 01 biblioteca, banheiros, espaço para centro acadêmico; 09 salas administrativas para FESG e 14 salas para o UniCerrado, dois laboratórios de informática, um laboratório de anatomia, um laboratório de enfermagem, um laboratório de microscopia, um laboratório de química, um laboratório de biologia, laboratório ode de sementes, um laboratório de solos, núcleo infantil, além de um almoxarifado anexo e um departamento de compras. Externamente, a estrutura do UniCerrado completa-se com instalações próprias de um escritório modelo do Curso de Direito e de um Centro Clínico.

DIRETORA ADJUNTA DO CURSO DE MEDICINA

Dra. Adélia Cristina Fernandes Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4358873728579170
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Especialista em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Agronomia, na área de concentração de Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Goiás. Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Goiás. Foi bolsista de pós-doutorado na Embrapa Arroz e Feijão, atuando nas áreas de melhoramento do feijoeiro comum e biotecnologia. Atualmente é docente efetiva da UniCerrado e diretora adjunta do curso de Medicina.

DIRETOR DO CURSO DE MEDICINA

Dr. Tiago Ferolla Nunes
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8333388759286137
Doutor em Clínica Médica pelo Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2014) Fez residência médica em Geriatria e Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente exerce a carreira de médico no Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia e no Hospital Santa Genoveva – HSG – Clinica Médica – Geriatria.

Rolar para cima