Pesquisa Científica

Iniciação Científica

A iniciação científica (IC) é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa, despertando talentos para a ciência. É uma ferramenta de apoio teórico e metodológico à formação de uma nova mentalidade no aluno. O estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica com bolsas oferecidas pela própria Instituição. No entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio – aluno voluntário.

O que é o PROGIC?

O Centro Universitário de Goiatuba – Unicerrado, por considerar a Iniciação Científica ferramenta necessária à sua política de incentivo a pesquisa estabeleceu o Programa de Iniciação Científica – Progic.

O Progic está vinculado a PROPPG e segue as diretrizes do Comitê de Iniciação Científica (CIC)/Unicerrado. Têm por objetivos despertar entre os estudantes de graduaçãoo interesse pela investigação científica e inovação tecnológica; proporcionar aos estudantes a aprendizagem de técnicas e metodologias científicas; preparar o discente para o acesso à programas de pós-graduação; fomentar a produção acadêmica dos discentes e permitir um maior envolvimento em atividades de investigação científica multidisciplinar.

O Progic possui duas modalidades, bolsista, onde ao aluno é concedido uma bolsa no valor de R$250,00 descontados em sua mensalidade, e voluntário, onde o aluno participa das atividades de iniciação cientifica, porém sem remuneração. As bolsas do Progicsão concedidas pelo Programa de Concessão de Bolsa Atividade Universitária do Centro Universitário de Goiatuba – Unicerrado, mediante disponibilidade. Professores efetivos ou contratados podem submeterpropostas de projetos ao Progic. O registro na PROPPG é o que oficializa a existência e execução de um projeto de pesquisa no âmbito do Unicerrado.

Como participar?

Primeiramente, o aluno interessado em desenvolver pesquisa deve procurar um professor do departamento com disponibilidade para orientação.

O professor, após selecionar o(s) aluno(s) deverá então elaborar uma proposta de projeto, dentro dos moldes exigidos pelo CIC, e inscrevê-lo no Edital do Progic. OEdital de seleção é divulgado semestralmente, e as propostas de projeto avaliadas por um comitê interno.

Perguntas Frequentes

Acadêmicos que queiram desenvolver pesquisa e professores (mestres oudoutores) efetivos ou contratados, que gostam de pesquisar e publicar.
A Iniciação Científica faz com que o aluno tenha contato com o universo acadêmico, enriqueça o currículo lattes, contribua com a pesquisa e a ciência nocentro universitário, mantenha contato mais próximo com professores que podem ajudar a iniciar uma carreira acadêmica, além de divulgar a instituição no âmbito científico.
Para o incentivo à IC, o Programa de Concessão de Bolsa Atividade Universitária concede uma quantidade limitada de bolsas por semestre, sendo o valor atribuído descontado na mensalidade do aluno. Além disso, o aluno pode também se inscrever no programa como voluntário, no qual participa de todas as atividades de IC, porém sem remuneração.
Para o aluno bolsista a dedicação é EXCLUSIVA, não sendo possível qualquer outro vínculo empregatício. Já para o aluno na modalidade voluntária é possível realizar outras atividades, como estágio, por exemplo.
Após o período de inscrições, todos os projetos submetidos são avaliados pelo Comitê de Iniciação Científica (CIC), o qual normatiza e coordena às atividades da IC. Caso os projetos, alunos e orientadores esteja dentro dos critérios estabelecidos pelo CIC, o projeto será deferido e os alunos indicados poderão ser contemplados com bolsa ou participarem do programa como voluntários. Se o número de alunos indicados às bolsas for superior a quantidade de bolsas disponíveis, estes poderão candidatar-se como voluntários ou se inscreverem no Edital do próximo semestre.
Não, pois a bolsa não é regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), não havendo, portanto, vínculo de trabalho com a IES.
Em caso de não cumprimento dos requisitos e compromissos estabelecidos pelo programa, o pagamento do incentivo à produção poderá ser suspenso por um período a ser determinado pelo CIC. Além disso, a PROPPG poderá solicitar a devolução à IES do(s) valores(s) atualizado(s) da(s) bolsas(s) recebida(s) indevidamente, sendo o mesmo incluído no relatório anual de pesquisas não finalizadas e impedido por dois anos de participar de qualquer Edital do Unicerrado.

Administração

8 semestres

Agronomia

10 semestres
mega menu graduacao arquitetura urbanismo

Arquitetura e Urbanismo

10 semestres

Ciências Contábeis

8 semestres

Direito

10 semestres

Educação Física

8 semestres

Enfermagem

10 semestres

Engenharia Civil

10 semestres

Fisioterapia

10 semestres

Gestão Ambiental

4 semestres

Gestão da Tecnologia da Informação

4 semestres

Letras

8 semestres

Medicina

12 semestres

Medicina Veterinária

10 semestres

Odontologia

8 semestres

Pedagogia

8 semestres
mega menu graduacao psicologia

Psicologia

10 semestres

    Ver Todos os Cursos

Cursos não encontrados.

    Ver Todos os Cursos

mega menu projeto acessibilidade

Acessibilidade

Artes Marciais – Karatê

mega menu projeto calculos trabalhistas

Cálculos Trabalhistas

Capacitar para Salvar

Centro de Extensão em Línguas – CEL

Clínica Escola de Fisioterapia

Clinicando

Como Investir?

mega menu projeto descomplicando a medicina

Descomplicando a Medicina

Empreendedorismo na Veia

Empresa Júnior – CJA

mega menu projeto engenhando podcast

Engenhando Podcast

Flow UniCerrado

Lar dos Idosos de Goiatuba

mega menu projeto lendo a obra

Lendo a Obra

Núcleo de Amparo à Mulher – Florescer

Núcleo de Apoio Fiscal – NAF

Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Odontologia – NEPEXO

Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ

Observatório de Artes


    Ver Todos os Projetos de Extensão

A Comunicação na Prática Médica: Impactos Emocionais

Análise da Qualidade de Vida dos Estudantes de Medicina da UniCerrado

Avaliação da Prevalência de Obesidade e Sobrepeso de Indivíduos atendidos em Unidades Básicas de Saúde na cidade de Goiatuba-GO

Comparativo do Tratamento Fisioterapêutico por Cinesioterapia Tradicional e Whole Body Vibration na Recuperação de Distúrbios Neuromotores de Equilíbrio e Marca

Estudo Descritivo: Conhecimento Epidemiológico e Perfil Sociodemográfico das Pessoas com HIV/AIDS no município de Goiatuba-GO no período de 2014 a 2021

Fatores Associados a Sintomas Sugestivos de Sarcopenia em Idosos Atendidos em Clínica Universitária

Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Odontologia – NEPEXO

O Ensino Superior e a Relação com o Desenvolvimento Local e Regional no município de Goiatuba-GO

Papel do Exercício Físico na Síndrome Pós-Covid 19: Estudo de Revisão Integrativa

Sífilis Congênita: Um Estudo Epidemiológico sobre as Repercussões na Atualidade em Goiás

Uso de Simulações Computacionais e Metodológicas Ativas para Ensino de Química em Disciplinas do Ensino Superior


    Ver Todos os Projetos de Pesquisa