Rodovia

Depto Financeiro | 64 3495-8106

Secretaria | 64 3495-8119

Educação Física

FAÇA EDUCAÇÃO FÍSICA

Possibilitar a formação de profissionais capazes de atuar e desenvolver ações político-pedagógicas voltadas à saúde coletiva, em instituições públicas e privadas, por intermédio da cultura corporal e esportiva; da formação cultural; da educação e reeducação motora; do rendimento físico-esportivo; do lazer, e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, esportivas e recreativas. 

 

Me informe mais sobre este curso

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Duração

4 anos

8 períodos

Turno

Noturno

Tempo de Integralização

Mínimo
4 anos
Máximo
7 anos

Valor do Curso

R$ 631,94

*10% de desconto por pontualidade

O Unicerrado (antiga Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba – FAFICH), mantida pela Fundação de Ensino Superior de Goiatuba (FESG) é uma Instituição de ensino superior municipal com sede em Goiatuba (Goiás), fundada por lei em 1985. A Instituição foi credenciada por meio do Decreto No. 5.232, de 15/05/2000, tendo sido recredenciada pelo Parecer No. 17/2011 e Decreto No. 7.435/2011. Foi transformada em Centro Universitário em 2017, pelo decreto estadual No. 9.215, de 02 de maio de 2018. Em 2017, por força do Decreto No. 8.889, de 15 de fevereiro, o Governo do Estado de Goiás altera o Decreto No. 8.396, de 25 de junho de 2015, e credencia a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, até 2020, como Centro Universitário, denominado de Centro Universitário de Goiatuba – UNICERRADO. Em 2018, o Decreto Nº. 9.215, de 02 de maio de 2018 altera o Decreto Nº. 8.889, de 15 de fevereiro de 2017, em especial, no seu art. 1º a fim de considerar a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba – FAFICH, recredenciada até 31 de dezembro de 2020, como Centro Universitário de Goiatuba – UNICERRADO.

O atual Centro Universitário de Goiatuba – UNICERRADO é uma Instituição de Ensino Superior (IES) jurisdicionada ao Sistema Educativo de Goiás por meio do Conselho Estadual de Educação (CEE) nos termos da Lei Complementar Estadual No. 26/1998 e  Resolução No. 03/2016 do CEE/GO.

O curso de Licenciatura em Educação Física do UniCerrado, iniciado no ano de 2008-2 e autorizado por meio da Portaria Nº 2.208, de 30 de setembro de 2010; é um curso sintonizado com as demandas locais para a profissão de professor da Educação Básica, bem como, atende socialmente as comunidades circunvizinhas, haja vista que temos alunos em diversos municípios da região sul do Estado de Goiás. 

 Tais informações estão disponíveis para consulta pública no site oficial do MEC, através do sistema e-MEC.

O projeto do curso de Educação Física se vincula ao modelo pedagógico histórico-crítico, pensado por seus idealizadores no sentido da formação do sujeito a partir de três saberes fundamentais: o saber fazer; o saber sentir; o saber pensar.  

Neste sentido, a busca pelo desenvolvimento de ações que visem à contrapartida da IES para com a comunidade é uma preocupação constante, sendo que, várias ações são desenvolvidas – projetos de extensão, visitas técnicas e atividades complementares acadêmicas relacionadas à prática docente em Educação Física.

Ressaltam-se também as constantes ações desenvolvidas pelos acadêmicos durante a realização das disciplinas, pois, a partir do terceiro período o discente vivencia a realidade da profissão, por meio de práticas trabalhadas pelos docentes em lócus, que propiciam uma formação ampla e humanizada.

O curso de Educação Física do UniCerrado teve o início de suas atividades no ano de 2003, oferecendo turmas semestralmente no período matutino – com quatro anos como tempo mínimo para integralização do currículo e 3200h como limite mínimo de carga horária. Este quadro foi possível quando ainda, no cenário nacional, ofertava-se ao futuro profissional a dupla habilitação, ou seja, a licenciatura e o bacharelado. No ano de 2008, por meio da elaboração de uma nova matriz curricular e também, por uma vocação local, houve uma reestruturação do curso: licenciatura, três anos e realizado no período noturno.

No decorrer do período em que houve a referida mudança na característica do nosso curso, o qual passou a habilitar professores a fim de atuar estritamente no âmbito educacional (docência), surge no campo da Educação Física uma forte tendência para o mercado profissional aplicado aos conhecimentos da graduação (modalidade bacharelado). Fato observado em função da grande repercussão do fenômeno esportivo nacional / mundial e da moda relacionada ao corpo e à atividade física associada à saúde.                                                                              

Possibilitar a formação de profissionais capazes de atuar e desenvolver ações político-pedagógicas voltadas à saúde coletiva, em instituições públicas e privadas, por intermédio da cultura corporal e esportiva; da formação cultural; da educação e reeducação motora; do rendimento físico-esportivo; do lazer, e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, esportivas e recreativas. 

 

Um dos órgãos ligados ao Ministério da Educação (MEC) é o INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Este órgão do Governo Federal avalia o ensino superior. Os resultados dessa avaliação são publicados em três índices, explicados abaixo.

O primeiro é o IGC, índice Geral de Cursos, cuja nota varia de zero a cinco e reflete a qualidade de todos os cursos da Instituição, em geral. Conforme última avaliação, realizado pelo o IGC, o curso do Unicerrado é classificado com nota 3.

O segundo é o ENADE, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avalia trienalmente os cursos individualmente através da aplicação de uma prova para os concluintes, cuja nota varia de zero a cinco. É importante observar que a quantidade de alunos que são avaliados é ínfima diante da quantidade de alunos do curso, de modo que apenas 5% dos alunos, aproximadamente, fazem essa prova, e o resultado é atribuído dedutivamente à todo curso, segundo a metodologia do INEP.

O terceiro é o CPC, Conceito Preliminar de Curso, uma avaliação mais ampla, que leva em conta o desempenho dos alunos, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e o corpo docente. A nota, que é individual de cada curso, variando de zero a cinco.

Todos os professores do UniCerrado são servidores públicos. Os efetivos são professores de carreira, com estabilidade, aprovados em concurso público de provas e títulos, composto de 3 etapas: prova escrita, prova oral e prova de títulos. Os temporários são os professores aprovados em processo seletivo simplificado, composto de duas etapas: prova oral e prova de títulos. Dessa forma, como Instituição pública, o UniCerrado tem o privilégio de possuir um corpo docente aprovado em seleções públicas por meritocracia, o que contribui para a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e administração.

Quadro de Docentes Educação Física

O campus do UniCerrado está localizado na Rodovia GO 320 – KM 01 – Jardim Santa Paula – Goiatuba – GO, ocupando uma área total de 25.807 m², com aproximadamente 10.000 m² de área construída. As instalações são próprias e a área construída é distribuída em 09 blocos, sendo 75 salas de aulas; 02 anfiteatros, 01 auditório, 01 biblioteca, banheiros, espaço para centro acadêmico; 09 salas administrativas para FESG e 14 salas para o UniCerrado, dois laboratórios de informática, um laboratório de anatomia, um laboratório de enfermagem, um laboratório de microscopia, um laboratório de química, um laboratório de biologia, laboratório ode de sementes, um laboratório de solos, núcleo infantil, além de um almoxarifado anexo e um departamento de compras. Externamente, a estrutura do UniCerrado completa-se com instalações próprias de um escritório modelo do Curso de Direito e de um Centro Clínico.

RODRIGO ANSALONI DE OLIVEIRA
DIRETOR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BIÊNIO 2020-2021

Graduado em Educação Física pela Universidade de Rio Verde (2004). Pós Graduado em Treinamento Físico pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (2011). Pós Graduado em Acupuntura pela Unisaúde de Rio Verde (2005). Pós Graduado em Fisiologia do Exercício pela Veiga de Almeida (2006). Professor Efetivo da Centro Universitário de Goiatuba – GO (2011). Professor Visitante (FAP; MAUÁ) Mestre em Ciências Ambientais e Saúde – PUC/GO(2017). Coordenador do Núcleo de Iniciação Científica em Saúde – NICS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, Fisiologia Humana e Cinesiologia. Palestrante Insaúde, Conexão Brasil e Mundo Fisio.

GALERIA DE FOTOS

Rolar para cima