Rodovia

Depto Financeiro | 64 3495-8106

Secretaria | 64 3495-8119

Enfermagem

FAÇA ENFERMAGEM

Formar profissionais competentes para o exercício da enfermagem nas áreas assistencial, administrativa, do ensino e pesquisa nos níveis de atenção primária, secundária e terciária de saúde, com formação generalista, visão humanista, pensamento reflexivo e crítico, preparado para o mercado de trabalho, atuando nas diversas áreas do conhecimento em enfermagem, com base nos princípios científicos e éticos, respeitando a complexidade e a diversidade, assim como formar cidadãos comprometidos com o direitos e deveres do ser humano.

 

Me informe mais sobre este curso

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Duração

5 anos

10 períodos

Turno

Noturno

Tempo de Integralização

Mínimo
5 anos
Máximo
7,5 anos

Valor do Curso

R$ 846,51

*10% de desconto por pontualidade

O Unicerrado (antiga Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba – FAFICH), mantida pela Fundação de Ensino Superior de Goiatuba (FESG) é uma Instituição de ensino superior municipal com sede em Goiatuba (Goiás), fundada por lei em 1985. A Instituição foi credenciada por meio do Decreto No. 5.232, de 15/05/2000, tendo sido recredenciada pelo Parecer No. 17/2011 e Decreto No. 7.435/2011. Foi transformada em Centro Universitário em 2017, pelo decreto estadual No. 9.215, de 02 de maio de 2018. Em 2017, por força do Decreto No. 8.889, de 15 de fevereiro, o Governo do Estado de Goiás altera o Decreto No. 8.396, de 25 de junho de 2015, e credencia a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, até 2020, como Centro Universitário, denominado de Centro Universitário de Goiatuba – UNICERRADO. Em 2018, o Decreto Nº. 9.215, de 02 de maio de 2018 altera o Decreto Nº. 8.889, de 15 de fevereiro de 2017, em especial, no seu art. 1º a fim de considerar a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba – FAFICH, recredenciada até 31 de dezembro de 2020, como Centro Universitário de Goiatuba – UNICERRADO.

O atual Centro Universitário de Goiatuba – UNICERRADO é uma Instituição de Ensino Superior (IES) jurisdicionada ao Sistema Educativo de Goiás por meio do Conselho Estadual de Educação (CEE) nos termos da Lei Complementar Estadual No. 26/1998 e  Resolução No. 03/2016 do CEE/GO.

O Curso de Enfermagem foi reconhecido pelo parecer e voto nº 165/2013 de 18 de abril de 2013, com renovação através da Resolução CEE/CES nº 49, de 06 de julho de 2017. O curso é cadastrado em regime seriado semestral. 

 Tais informações estão disponíveis para consulta pública no site oficial do MEC, através do sistema e-MEC.

A manutenção do curso de graduação em enfermagem se pauta, principalmente por ser o curso de enfermagem mais antigo da região, com 10 anos de existência e que, portanto, contempla de maneira excelente as demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental.

No contexto do trabalho em saúde, a formação profissional assume seu maior compromisso com a implementação das políticas sociais públicas que, num processo histórico de solidificação de seus princípios e efetivação de estratégias, exige capacitação política e técnica para a plena conquista do direito constitucional à saúde. Nesta dimensão, o trabalho de Enfermagem, como integrante do trabalho coletivo em saúde, deve compartilhar da perspectiva de saúde como qualidade de vida, da participação e do controle social, da integralidade das ações de saúde individual e coletiva.

 

 

 

 

Formar profissionais que superem o domínio teórico-prático exigido pelo mercado de trabalho, enquanto agentes inovadores e transformadores da realidade, inseridos e valorizados no mundo do trabalho.

Assim, o objetivo do curso é graduar profissionais competentes para o exercício da enfermagem nas áreas assistencial, administrativa, do ensino e pesquisa nos níveis de atenção primária, secundária e terciária de saúde, com formação generalista, visão humanista, pensamento reflexivo e crítico, preparado para o mercado de trabalho, atuando nas diversas áreas do conhecimento em enfermagem, com base nos princípios científicos e éticos, respeitando a complexidade e a diversidade, assim como formar cidadãos comprometidos com o direitos e deveres do ser humano.

Um dos órgãos ligados ao Ministério da Educação (MEC) é o INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Este órgão do Governo Federal avalia o ensino superior. Os resultados dessa avaliação são publicados em três índices, explicados abaixo.

O primeiro é o IGC, índice Geral de Cursos, cuja nota varia de zero a cinco e reflete a qualidade de todos os cursos da Instituição, em geral. Conforme última avaliação, realizado pelo o IGC, o curso do Unicerrado é classificado com nota 3.

O segundo é o ENADE, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avalia trienalmente os cursos individualmente através da aplicação de uma prova para os concluintes, cuja nota varia de zero a cinco. É importante observar que a quantidade de alunos que são avaliados é ínfima diante da quantidade de alunos do curso, de modo que apenas 5% dos alunos, aproximadamente, fazem essa prova, e o resultado é atribuído dedutivamente à todo curso, segundo a metodologia do INEP.

O terceiro é o CPC, Conceito Preliminar de Curso, uma avaliação mais ampla, que leva em conta o desempenho dos alunos, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e o corpo docente. A nota, que é individual de cada curso, variando de zero a cinco.

 

Todos os professores do UniCerrado são servidores públicos. Os efetivos são professores de carreira, com estabilidade, aprovados em concurso público de provas e títulos, composto de 3 etapas: prova escrita, prova oral e prova de títulos. Os temporários são os professores aprovados em processo seletivo simplificado, composto de duas etapas: prova oral e prova de títulos. Dessa forma, como Instituição pública, o UniCerrado tem o privilégio de possuir um corpo docente aprovado em seleções públicas por meritocracia, o que contribui para a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e administração.

Quadro de Professores

O campus do UniCerrado está localizado na Rodovia GO 320 – KM 01 – Jardim Santa Paula – Goiatuba – GO, ocupando uma área total de 25.807 m², com aproximadamente 10.000 m² de área construída. As instalações são próprias e a área construída é distribuída em 09 blocos, sendo 75 salas de aulas; 02 anfiteatros, 01 auditório, 01 biblioteca, banheiros, espaço para centro acadêmico; 09 salas administrativas para FESG e 14 salas para o UniCerrado, dois laboratórios de informática, um laboratório de anatomia, um laboratório de enfermagem, um laboratório de microscopia, um laboratório de química, um laboratório de biologia, laboratório ode de sementes, um laboratório de solos, núcleo infantil, além de um almoxarifado anexo e um departamento de compras. Externamente, a estrutura do UniCerrado completa-se com instalações próprias de um escritório modelo do Curso de Direito e de um Centro Clínico.

Profa. Me. Keila Cristina Félis
Diretora do Curso de Enfermagem 
Mandato Eletivo Biênio 2020-2021

Possui graduação em enfermagem pela Universidade de Rio Verde – UNIRV. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC e Mestre em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva – SOBRATI. Professora Adjunta , atualmente Diretora do Curso de Enfermagem e Presidente do Núcleo Docente Estrurante (NDE) do Centro Universitário de Goiatuba – UniCerrado. Atua principalmente na linha de pesquisa sobre Atenção Básica, Saúde da Mulher e Saúde do Trabalhador.

Rolar para cima