Rodovia

Depto Financeiro | 64 3495-8106

Secretaria | 64 3495-8119

Pedagogia

FAÇA PEDAGOGIA

Venha cursar Pedagogia no Unicerrado, o curso de graduação em Pedagogia, com 35 anos de existência, oferece um ensino de alta qualidade, com base em três décadas e meia de experiência no ensino, tendo já formado milhares de profissionais para atuar dentro e fora do estado de Goiás e no Brasil.

O curso de Pedagogia do Unicerrado é semipresencial e está com uma nova matriz curricular com aulas presenciais de segunda a quinta-feira e sexta-feira à distância. O curso capacita o profissional para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e disciplinas de formação pedagógica no ensino médio e na modalidade normal superior, docência na modalidade de jovens e adultos. O profissional pode também atuar na organização e gestão de sistemas escolares. Organização e gestão de sistemas escolares e não-escolares e em projetos educacionais. Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional

Temos um quadro de professores extremamente qualificado, com inúmeros mestres e doutores, convênios com dezenas de escolas e secretarias de educação da região, uma biblioteca com acervo de livros da área, além de um projeto de extensão específico do curso, o NIPP- Núcleo Infantil de Práticas Pedagógicas, que serve de laboratório e campo para práticas na educação infantil.

Me informe mais sobre este curso

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Duração

4 anos

8 semestres

Turno

Noturno

Tempo de Integralização

Mínimo
4 anos
Máximo
7 anos

Valor do Curso

R$ 480,82

*10% de desconto por pontualidade

O Centro Universitário de Goiatuba – UniCerrado é uma instituição de ensino superior (IES) pública municipal, criada originalmente como Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba – FAFICH, pelo Decreto Federal N. 96.776, de 27 de setembro de 1988, mantida pela Fundação de Ensino Superior de Goiatuba (FESG), que foi criada pela Lei Municipal N. 788, de 07 de agosto de 1985, com personalidade jurídica, de direito público, jurisdição em todo o município. Foi inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, sob o número 01.494.665/0001, com seu Estatuto Social inscrito no Registro de Pessoas Jurídicas do Cartório do 2º ofício sob o n.º 28 de ordem do registro, domicílio e foro na cidade de Goiatuba –GO. 

A FAFICH foi credenciada por meio do Decreto N. 5.232, de 15/05/2000, tendo sido credenciada pelo Parecer N. 17/2011 e Decreto N. 7.435/2011. Foi transformada em Centro Universitário em 2017, pelo decreto estadual 9.215, de 02 de maio de 2018. 

O UniCerrado é uma Instituição de Ensino Superior jurisdicionada ao Sistema Educativo de Goiás por meio do Conselho Estadual de Educação nos termos da Lei Complementar Estadual N. 26/1998 e Resolução 03/2016 do CEE/GO. 

A FESG, mantenedora, realiza toda a movimentação de recursos financeiro- orçamentários previstos para os exercícios anuais. Assim, administra toda a parte financeira, incluindo os gastos com pessoal, com a infraestrutura e equipamentos. 

O curso de Pedagogia do Centro Universitário de Goiatuba – UNICERRADO foi criado conforme a Portaria 1.523 de 21/10/1993 e publicado no Diário Oficial de 22 de outubro de 1993. A necessidade social/demanda regional dos municípios circunvizinhos, bem como da própria sede, proporcionou e fundamentou o pedido de autorização para o curso.

  Desde sua criação a equipe de docentes vem adequando as metodologias utilizadas na abordagem dos conteúdos ministrados, aprimorando as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas tanto pelos docentes como pelos discentes quando da elaboração dos relatórios de estágio supervisionado e trabalhos de conclusão de curso, além de implementar projetos de extensão que envolvem a participação de um percentual considerável dos discentes com a comunidade.

A existência do Curso de Licenciatura em Pedagogia é relevante para a comunidade de Goiatuba e região, no sentido de formar profissionais que serão inseridos no mercado de trabalho com habilidades e competências, contribuindo para a melhoria do sistema educacional, considerando o desenvolvimento das escolas, sejam elas públicas ou privadas.

O desenvolvimento de novas perspectivas de aprendizagem, através da realização de estudos individuais e coletivos ao desdobrarem-se em trabalhos de conclusão de curso, solicita no momento atual, a implementação das linhas específicas de pesquisa com a finalidade de viabilizar a iniciação e produção científica.

A reformulação do Currículo tem sido apresentada como uma necessidade a ser atendida, mediante as exigências de uma nova realidade que busca a formação de profissionais que atuem com competência e inovação a fim de promover estratégias para a formação qualitativa do acadêmico.

Entre os professores e alunos do Curso, bem como o Núcleo Docente Estruturante – NDE, os trabalhos inicialmente são pautados nos pontos positivos que contribuem para o fortalecimento e desenvolvimento do Curso: o envolvimento e dedicação dos professores empenhados em melhorar a qualidade do ensino e a competência do profissional em formação; a necessidade de valorizar o ensino, pesquisa e extensão de modo a propiciar uma visão e um caráter cada vez mais científico às atividades desenvolvidas. A criação e a participação nos projetos de extensão têm colaborado de forma significativa na formação dos egressos, bem como a contribuição à sociedade pela futura formação de profissionais que cooperam para o desenvolvimento da educação de qualidade.

Desde sua criação a equipe de docentes vem adequando as metodologias utilizadas na abordagem dos conteúdos ministrados, aprimorando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Nossa missão é formar professores para exercer um papel essencial ao desenvolvimento humano e ao bom funcionamento da sociedade. Participar efetivamente na formação de pessoas, exercendo poder de influência e contribuindo na melhoria da qualidade de vida, baseada em conhecimento e valores éticos. A formação em Pedagogia necessita de um alto nível de conscientização, diversificada formação teórica, e aliada às práticas pedagógicas que possibilitam uma percepção clara da função pedagógica no âmbito da escola e fora dela.

Ser referência na formação de licenciados em Pedagogia, em sintonia com as demandas sociais, econômicas e culturais, considerando as questões de diversidade cultural pautadas na ética e visão humanística.

Desenvolver a formação profissional e cidadã de pedagogos comprometidos com a ética e com a transformação social, visando à superação das múltiplas formas de exclusão social, econômica e cultural, além de atender as questões relativas a educação e o trabalho, principalmente as atuais demandas de formação de um mercado de trabalho qualificado.

Todos os professores do UniCerrado são servidores públicos. Os efetivos são os professores de carreira, com estabilidade, aprovados em concurso público de provas e títulos, composto de 3 etapas: prova escrita, prova oral e prova de títulos. Os temporários são os professores aprovados em processo seletivo simplificado, composto de duas etapas: prova oral e prova de títulos. Dessa forma, como instituição pública, o UniCerrado tem o privilégio de possuir um corpo docente aprovado em seleções públicas por meritocracia, o que contribui para a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e administração.

Docentes

Titulação

Regime de Trabalho

Link do Currículo Lattes

01

Carolina Blefari Batista

Doutora

Integral

http://lattes.cnpq.br/3026771007782952

02

Elis Maria de Sousa

Mestra

Integral

http://lattes.cnpq.br/1798010037675633

03

Elza Maria do Socorro da Silva

Mestra

Integral

 http://lattes.cnpq.br/8057460237688367

04

Janice Aparecida Silva

Especialista

Integral

http://lattes.cnpq.br/5198815160156622

05

Leyce Amanda Carrijo

Especialista

Integral

http://lattes.cnpq.br/5886607969304674

06

Lúcia Helena Silva Daur

Especialista

Integral

http://lattes.cnpq.br/5435235073259636

07

Maria Vieira Neto

Especialista

Parcial

http://lattes.cnpq.br/6716460679248039

08

Mônica Bandeira Correa

Mestra

Integral

http://lattes.cnpq.br/7879050714066541

09

Núbia Garcia de Sousa

Especialista

Integral

http://lattes.cnpq.br/5987217189554889

10

Reginaldo Alves de Andrade

Mestre

Integral

http://lattes.cnpq.br/0847261805029358

11

Welthon Rodrigues Cunha

Doutor

Integral

http://lattes.cnpq.br/3265935857387126

O curso de graduação em Pedagogia, com 35 anos de existência, oferece um ensino de alta qualidade, com base em três décadas e meia de experiência no ensino, tendo já formado milhares de profissionais para atuar dentro e fora do estado de Goiás. O Pedagogo pode trabalhar em diversas áreas tais como:

  1. Como professor da educação infantil, ensino fundamental, disciplinas pedagógicas no ensino médio, educação de jovens e adultos, além de poder atuar ministrando aulas particulares de reforço escolar.
  2.  Como profissional da Educação Especial, atendendo diretamente aos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação, seja de forma particular ou em instituições de ensino privado ou púbico.
  3. Na Administração escolar de escolas e creches, como coordenador pedagógico, diretor e gestor.
  4. Na Pedagogia empresarial – trabalhando diretamente em empresas, formando e capacitando profissionais, estando diretamente vinculada à equipe de gestão de recursos humanos de empresas e organizações.
  5.  Na Pedagogia hospitalar – em hospitais, clínicas e centros de saúde ou diretamente com pacientes em atendimento, auxiliando em seus estudos.
  6. Como pesquisador na área educacional, realizando estudos, pesquisas e levantamentos educacionais para a área governamental ou particular.
  7.  O curso de Pedagogia também abre um leque de possibilidades para você prestar concursos na área da educação nas esferas Municipal Estadual e Federal.


Prof. Ma. Elza Maria do Socorro da Silva
Gestão 2020-2021

Doutoranda em Educação (PUC-GO), Mestra em Educação (PUC-GO), Especialista em Educação Infantil (UNIFAN), Especialista em Libras (UNIASSELVI), Especialista em Educação Inclusiva (FABEC), Especialista em Psicopedagogia ( Faculdade Dom Alberto), Licenciada em Pedagogia (UNIFAN) . Professora efetiva do Centro Universitário de Goiatuba – UniCerrado, diretora do Curso de Pedagogia. Coordenadora do projeto de extensão NIPP- Núcleo Infantil de Práticas Pedagógica do UniCerrado. Coordenadora da Comissão Multidisciplinar. Coordenou o curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Especialização Pré-escolar “Educação Infantil” do UniCerrado – GO. Atua na área de Inclusão Escolar, Educação Infantil e Libras.

GALERIA DE FOTOS

Rolar para cima