Graduação
Fisioterapia
Duração
10 semestres
Titulação
Bacharelado
Turno
Noturno
Valor
R$ 853,88*
Faça Fisioterapiana UniCerrado
Fisioterapia
Conheça o Curso
O Curso de Fisioterapia da UniCerrado tem o objetivo de formar um profissional generalista, crítico, apto a adquirir e produzir conhecimento técnico-científico e habilidades para executar ações efetivas no seu campo de atuação e consciente da importância e da dimensão social de seus atos perante a comunidade, com uma visão ampla e global, fundamentada no respeito aos princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade.
Dentre as diversas graduações em nível superior, o curso de Fisioterapia possui destaque, relacionado à sua importância e interação com a vida do ser humano.
A responsabilidade social do curso de Fisioterapia tem seu valor agregado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UNICERRADO, e está presente na dinâmica curricular, com a visão de formar recursos humanos comprometidos com o processo de formação de profissionais socialmente responsáveis, aptos a desenvolver ações que colaborem com a inclusão e atendimento social.
A Coordenação e o corpo docente do Curso de Fisioterapia da UniCerrado, em consonância com a filosofia institucional, pretendem consolidar os objetivos de formar um profissional generalista, crítico, apto a adquirir e produzir conhecimento técnico-científico e habilidades para executar ações efetivas no seu campo de atuação e consciente da importância e da dimensão social de seus atos perante a comunidade, com uma visão ampla e global, fundamentada no respeito aos princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade.
Os objetivos específicos do curso são:
- Desenvolver no aluno e futuro profissional a habilidade de comunicação, sendo acessível ao outro, capaz de ultrapassar as barreiras culturais, compreender e ser compreendido por diferentes pessoas, grupos ou comunidades.
- Habilitar o aluno a avaliar, prescrever, ministrar e supervisionar terapia física, que objetive prevenir, preservar, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou funções do corpo humano, utilizando-se de meios termoterápicos, hidroterápicos, cinesioterápicos, eletroterápicos e outros meios físico-naturais, nos diversos campos de atuação em que se fizer necessário.
- Estimular o raciocínio crítico do aluno de graduação frente à realidade de uma população dotada de toda sua complexidade social, econômica e cultural e que necessita de atenção fisioterapêutica, fazendo-o identificar seus problemas e propor soluções.
- Propiciar ao aluno a compreensão do processo de trabalho em saúde, inserindo-o na equipe de trabalho e estimulando sua participação em atividades multiprofissionais.
- Capacitar o aluno a desenvolver, executar e acompanhar programas de saúde segundo diretrizes de um planejamento estratégico.
- Habilitar o aluno a trabalhar com os indicadores de qualidade de vida, incapacidade, funcionalidade, utilizando-se da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
- Desenvolver a habilidade de prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e seus familiares, na sequência do processo terapêutico, mantendo a confidencialidade das informações.
- Desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico na área, através de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas, pertinentes à sua vida profissional.
- Manter controle e espírito crítico, através do rigor científico, sobre a eficácia dos recursos tecnológicos e terapêuticos, pertinentes à atuação fisioterapêutica, garantindo sua qualidade e segurança.
- Desenvolver a habilidade para a produção e o desenvolvimento de pesquisa científica, desde sua elaboração como projeto, sua execução, análise dos dados, e finalmente a elaboração de um texto, seguindo o rigor da ciência.
- Preparar o aluno para desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de prestar consultoria no âmbito de sua competência profissional.
O fisioterapeuta tem um amplo campo de atuação, desenvolvendo ações em todas as fases do processo saúde-doença: promoção, prevenção e reabilitação, relacionados com as áreas de ortopedia e traumatologia, desportiva, neurologia, reumatologia/geriatria, cardiologia, pneumologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, saúde coletiva, dermatofuncional, hospitalar e terapia intensiva.
Para atender esta demanda profissional, o fisioterapeuta pode atuar em diferentes cenários: Unidades de saúde e de Apoio à Comunidade; domicílios, Centros de Educação e Investigação, Centros ou Serviços de Saúde Ocupacional; Escolas; Creches; Centros para Idosos; Clubes Desportivos; Empresas/Locais de Trabalho, Hospitais; Centros de Reabilitação; Centros Comunitários de Saúde, Ambulatórios ou Consultórios Privados e em outros locais de atenção integral à saúde.
Em seu trabalho, o fisioterapeuta pode atuar independentemente de outros profissionais de saúde, mas também dentro de programas, projetos e equipes interdisciplinares e multiprofissionais de saúde.
O Currículo do Curso de Graduação de Fisioterapia do UniCerrado está de acordo com os critérios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, cumprindo com o objetivo da formação do profissional fisioterapeuta capaz de desenvolver ações de atenção à saúde, de tomar decisões inerentes a sua profissão, garantindo a qualidade do serviço prestado, com habilidade de comunicação, liderança no trabalho em equipe, administração e gerenciamento das suas atividades profissionais, está organizado em disciplinas de progressivo grau de complexidade, organizadas na sua Matriz Curricular, onde são evidenciados os conteúdos à vista do desenvolvimento das competências e habilidades, que têm como objeto de trabalho o núcleo de matérias de formação básica, social e profissionalizante.
Coerência do currículo com os objetivos do curso
A Direção do Curso de Graduação em Fisioterapia do UNICERRADO, em reuniões com o Núcleo Docente Estruturante, direciona a adequação do ementário das disciplinas para os objetivos do curso, respeitando a dinamicidade e flexibilização do processo de ensino/aprendizagem, sempre respeitando às Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Fisioterapia, emanadas da Resolução CNE/CES no4, de 19 de fevereiro de 2002.
Diante da necessidade de assegurar que o projeto curricular apresente as características emanadas dos pareceres elaborados pelo Ministério da Educação, levando em consideração os princípios da flexibilidade, crítica, integração curricular, a dinamicidade do processo educacional, e os objetivos do curso, frequentemente a matriz curricular do Curso é reavaliada.
O processo, portanto, de elaboração e reavaliação do projeto curricular tem participação direta do Núcleo Docente Estruturante e professores do curso voluntários, quando são elaboradas as ementas, programas e cronogramas das disciplinas, obedecendo ao nível de complexidade de construção do conhecimento.
Essa experiência de construção coletiva das disciplinas caracteriza-se por uma prática de ensino voltada para a ampliação dos limites disciplinares, com vista à construção do conhecimento verdadeiramente direcionada às necessidades do egresso, frente às suas responsabilidades sociais, uma vez que os professores estão diretamente em contato com as distintas exigências da dinamicidade do processo educacional.
Como plano pedagógico de estruturação do conhecimento elementar para o profissional da área da saúde, o projeto curricular está estruturado em disciplinas divididos em cinco eixos principais, de forma que os conteúdos curriculares integrem o ensino, a pesquisa e a extensão garantindo a interdisciplinaridade no processo de formação do aluno.
Tais segmentos se dividem em:
Eixo I: O Ser Humano em sua Dimensão Biológica
O Ser Humano em sua Dimensão Biológica: Este eixo trabalha os temas biológicos da área de Saúde de forma integrada e crescente em complexidade. o qual reúne o conteúdo disciplinar de Biologia Celular e Histologia, Bioquímica, Biofísica, Anatomia Humana, Neuroanatomia, Anatomia Palpatória, Cinesiologia, Neurofisiologia, Fisiologia Humana, Patologia Geral e Farmacologia. São objetivos deste eixo entender as bases celulares, moleculares e a interação dos diferentes sistemas do organismo; habilitar os profissionais em formação a discutir de forma abrangente e multidisciplinar a relevância dos processos biológicos nas diferentes doenças; demonstrar que vários tratamentos para diferentes patologias têm origem no estudo das alterações moleculares, bioquímicas e celulares dos tecidos; compreender que o organismo funciona como unidade e que os diferentes sistemas interagem de modo a garantir a saúde e a qualidade de vida; capacitar o aluno em atividades relacionadas à pesquisa científica (Iniciação Científica).
Eixo II: O Ser Humano e sua Inserção Social e Humanística
O Ser Humano e sua Inserção Social e Humanística: Este Projeto Pedagógico tem como pontos de partida a compreensão da formação em saúde como um processo de práticas sociais, permeado pelas concepções de saúde, adoecimento, condicionantes históricos, abrangendo diferentes dimensões da produção da vida humana (educação, trabalho, condições de vida, subjetividade, relações sociais). Os compromissos assumidos com a formação em saúde ancoram-se em uma compreensão das Ciências Humanas e Sociais em uma perspectiva que rompe com um caráter instrumental e/ou acessório dos conteúdos e metodologias próprias desses campos científicos, envolvendo-se na construção da reflexão crítica sobre as práticas em saúde a partir do olhar do cuidado, do trabalho, das relações sociais, das condições de produção de vida nas sociedades. Este eixo tem como objetivos, formar o aluno para compreender o surgimento das ciências humanas como área de conhecimento, e sua relação com a área da saúde e para utilizar, teórica e metodologicamente, o instrumental das diferentes áreas do conhecimento das ciências humanas na saúde. Como segmento para este eixo apresenta-se as seguintes disciplinas: Comunicação e Expressão, Sociologia, Filosofia Clínica e Anamnese, Ética e Bioética, Saúde Coletiva e Epidemiologia e Bioestatística.
Eixo III: Aproximação à Prática em Saúde
Aproximação á Prática em Saúde: As práticas profissionais predominantes no campo da saúde são centradas em uma lógica de procedimentos técnico-instrumentais, voltadas para identificar e reparar uma alteração/lesão/ doença, um “fato objetivo”.
Como consequência tem uma percepção reduzida e limitada das necessidades de atenção/cuidado dos indivíduos e populações.
O trabalho em equipe, em geral, se resume à somatória de trabalhos parciais e parcelados, com perda da eficácia e dificuldades para escutar, estabelecer vínculos e ofertar uma atenção integral. Este Projeto Pedagógico tem como ênfase a educação interprofissional e interdisciplinar à formação de profissionais de saúde, comprometida com atuações consistentes, críticas e potencialmente transformadoras da realidade social.
Estão previstas as seguintes disciplinas:
- Noções e Cuidados e Socorros Urgentes;
- Fundamentos de Fisioterapia;
- Psicologia do Desenvolvimento;
- Psicomotricidade;
- Metodologia Científica;
- Pesquisa Científica, e;
- Trabalho de Conclusão de Curso.
Eixo IV: Aproximação a uma Prática Específica em Saúde e Conhecimentos Biotecnológicos
Aproximação a uma Prática Específica em Saúde e Conhecimentos Biotecnológicos: Desenvolvido desde o início do curso, de maneira progressiva e respeitando a autonomia do aluno, este eixo aborda as questões específicas do curso de Fisioterapia proposto, que propõe a observação e a discussão da prática profissional, áreas de atuação, aspectos históricos da profissão e conteúdos específicos de introdução às áreas de atuação nos Estágios.
Concentram-se neste eixo: Fundamentos de Fisioterapia, Recursos Terapêuticos Manuais (RTM), Cinesiologia, Fisiologia do Exercício, Eletrofototermoterapia, Noções de Nutrição e Metabolismo, Fisioterapia Postural, Cinesioterapia, Prótese e Órtese, Técnicas de Avaliação em Fisioterapia, Exames Complementares, Fisioterapia Aplicada á: Pediatria, Traumatologia e Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Pneumologia, Hospitalar, Saúde Coletiva, Uroginecologia e Obstetrícia, Reumatologia e Dérmato-Funcional.
Eixo V: O Ser Humano na Realidade do Campo de Atuação Profissional
O Ser Humano na Realidade do Campo de Atuação Profissional: Neste eixo faz-se realizar o Estágio Supervisionado de Observação, que por sua vez constitui-se em atividade extracurricular que permite aprofundar as relações do processo de formação com o processo de trabalho em saúde. É um momento da aprendizagem no qual o acadêmico toma contato prévio com a realidade do campo de atuação profissional. Tem por objetivo oferecer aos acadêmicos do curso de Fisioterapia oportunidades de realizar atividades práticas de observação supervisionadas, em todas as áreas de estágios oferecidas pelo curso. Proporcionar a interação entre vários setores de atendimento e disponibilizar aos acadêmicos de fisioterapia, estágio de observação em horários alternativos, durante o ano letivo e também nas férias.
Fisioterapia
Diferenciais do Curso
Corpo docente qualificado e capacitado para atender as exigências do aluno.
Laboratório próprio para realização dos conteúdos práticos das disciplinas do curso.
Centro clínico para realização dos estágios obrigatórios e discussão de casos clínicos nas diferentes áreas da Fisioterapia (Cardiorrespiratória e vascular, ortopédica, neurofuncional, geriatria, dermatofuncional, postura, ginecologia).
Diversos projetos para capacitação teórica/prática e curricular do aluno.
Fisioterapia
Projetos de Ensino e Extensão
Seja um profissional em
Fisioterapia
Corpo docente
Todos os professores do UniCerrado são servidores públicos.
Os efetivos são os professores de carreira, com estabilidade, aprovados em concurso público de provas e títulos, composto de 3 etapas: prova escrita, prova oral e prova de títulos.
Os temporários são os professores aprovados em processo seletivo simplificado, composto de duas etapas: prova oral e prova de títulos.
Dessa forma, como instituição pública, o UniCerrado tem o privilégio de possuir um corpo docente aprovado em seleções públicas por meritocracia, o que contribui para a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e administração.