Comissão Própria de Avaliação – CPA

Avaliação Institucional e CPA

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação, a CPA/UniCerrado, é o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento do Projeto de Avaliação Institucional da UniCerrado, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC e CEE.

A CPA/ UniCerrado tem como objetivo geral fazer um diagnóstico, com uma periodicidade pré-determinada — ordinariamente estabelecida em uma vez por ano — de toda estrutura que compõe a Instituição, não só relativa à realização de tarefas acadêmicas, como também no intercâmbio técnico científico e sociocultural entre a instituição e a sociedade.

Avaliação Docente

A avaliação do corpo docente é de responsabilidade da IES com a colaboração da CPA, objetivando fornecer subsídios que favoreçam tanto para os docentes, quanto para os gestores, identificar oportunidades de melhoria na gestão e, consequentemente, proporcionar aos discentes uma melhor qualidade de ensino.

Com periodicidade semestral, os professores são avaliados em cada disciplina na qual ministra aulas ao final de cada semestre letivo. As informações coletadas buscam retratar a percepção que os alunos matriculados possuem sobre os indicadores de qualidade na atuação pedagógica docente, tratando de questões como: planejamento das atividades, metodologias para o ensino, didática, atendimento ao estudante e domínio de conteúdo.

Os relatórios individuais obtidos são encaminhados via e-mail institucional aos respectivos professores, bem como aos diretores de curso e Pró-Reitoria de Ensino e Graduação.

Outra forma de acesso é por meio do sistema SEI, seguindo os seguintes passos:

1) Ao logar no sistema SEI, na lateral esquerda da tela do docente, clicar no terceiro ícone “Resultado Avaliação Institucional”;

2) Feito isto, abrirá uma nova guia. Nesta estará apresentando graficamente os resultados obtidos da avaliação;

3) Caso o docente ministre aula em mais de uma disciplina, basta clicar no rodapé da página “Próxima Avaliação” para continuar visualizando o relatório;

4) A página permite ser impressa.

Avaliação de Cursos de Graduação

O relatório de avaliação dos cursos de graduação do Centro Universitário de Goiatuba- UniCerrado, tem o objetivo de buscar informações que possam subsidiar, oportunizar reflexões e discussões, com dados da percepção dos discentes, relacionadas aos aspectos das condições de oferta de cada curso de graduação, abordando os itens: organização didático-pedagógica, infraestrutura e instalações físicas, oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. O questionário elaborado a partir de perguntas utilizadas como indicadores de qualidade no questionário Enade, pelo INEP, é a cada biênio.

Atribuições da CPA/UniCerrado

1. Planejar e conduzir os processos de avaliação interna da instituição, de sistematização, de coleta de informações e de prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC (Art. 11 da Lei nº 10.861/2004) e pela Reitoria;

2. Elaborar e implementar o projeto de autoavaliação institucional, considerando a missão e as metas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), submetendo-o, sucessivamente, à apreciação do Reitor;

 3. Elaborar seu plano de trabalho anual, submetendo-o à aprovação do Reitor;

4. Construir, aperfeiçoar e coordenar a aplicação dos instrumentos avaliativos necessários à avaliação das diferentes dimensões institucionais e por segmento, em conformidade com o seu plano de trabalho anual;

5. Definir e implementar procedimentos de organização, processamento e análise das informações coletadas no âmbito do processo avaliativo;

6. Definir e aplicar indicadores de avaliação comuns ao conjunto das unidades acadêmicas e administrativas, contemplando as diretrizes e orientações estabelecidas legalmente para a avaliação das dimensões, estabelecidas pelo Sinaes;

7. Analisar, de forma sistemática, os resultados do processo avaliativo, apontando fragilidades, potencialidades, encaminhamentos e recomendações, apresentando-os à equipe gestora da UniCerrado, para as providências necessárias;

8. Sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP, nos prazos e na forma previstos na legislação federal;

9. Manter diálogo contínuo com a avaliação externa oficial de cursos e de desempenho dos estudantes, integrando seus resultados ao processo de avaliação interna institucional;

10. Formular propostas para o desenvolvimento institucional, tendo em vista os resultados do processo de avaliação;

11. Trabalhar em estreita e contínua relação com os gestores, diretores dos cursos e, em especial, com os responsáveis pelo planejamento da UniCerrado, para o devido acompanhamento das recomendações apontadas nos Relatórios de Autoavaliação;

12. Sistematizar a prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC/SINAES, pelo CEE/GO e por outras instâncias municipais de caráter normativo, de execução e de supervisão;

13. Acompanhar as atividades da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), no que lhe couber;

14. Acompanhar o desempenho da UniCerrado, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);
15. Divulgar, mediante informativos impressos ou eletrônicos, reuniões e seminários, acessíveis à comunidade interna e externa, os resultados do processo de autoavaliação da UniCerrado;

16. Elaborar o Regimento Interno da CPA/UniCerrado, a ser aprovado por 2/3 (dois terços) de seus membros.

Composição
  • Ma. Renata de Lima Paixão Serpa – Docente e Presidente da Comissão
  • Me. Luciano de Moura Pereira – Docente
  • Me. Reginaldo Alves de Andrade – Docente
  • Sirlene Ramos Ribeiro – Servidora Técnico-Administrativo
  • Genilson Carlos da Silva – Servidor Técnico-Administrativo
  • Wescley Marques Nunes – Discentes
  • Larissa Cristina Silva Martins – Sociedade Civil
Fale com a CPA
E-mail: [email protected]

Autoavaliação Institucional

A avaliação institucional possui uma periodicidade trienal. Em cada ano, orientados pelas Diretrizes para a autoavaliação e Orientações gerais para o roteiro da autoavaliação das instituições, Nota Técnica MEC n. 065, de 2014, um ou mais eixos avaliativos são avaliados pela comunidade universitária.

Atribuições da CPA/UniCerrado

1. Planejar e conduzir os processos de avaliação interna da instituição, de sistematização, de coleta de informações e de prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC (Art. 11 da Lei nº 10.861/2004) e pela Reitoria;

2. Elaborar e implementar o projeto de autoavaliação institucional, considerando a missão e as metas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), submetendo-o, sucessivamente, à apreciação do Reitor;

 3. Elaborar seu plano de trabalho anual, submetendo-o à aprovação do Reitor;

4. Construir, aperfeiçoar e coordenar a aplicação dos instrumentos avaliativos necessários à avaliação das diferentes dimensões institucionais e por segmento, em conformidade com o seu plano de trabalho anual;

5. Definir e implementar procedimentos de organização, processamento e análise das informações coletadas no âmbito do processo avaliativo;

6. Definir e aplicar indicadores de avaliação comuns ao conjunto das unidades acadêmicas e administrativas, contemplando as diretrizes e orientações estabelecidas legalmente para a avaliação das dimensões, estabelecidas pelo Sinaes;

7. Analisar, de forma sistemática, os resultados do processo avaliativo, apontando fragilidades, potencialidades, encaminhamentos e recomendações, apresentando-os à equipe gestora da UniCerrado, para as providências necessárias;

8. Sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP, nos prazos e na forma previstos na legislação federal;

9. Manter diálogo contínuo com a avaliação externa oficial de cursos e de desempenho dos estudantes, integrando seus resultados ao processo de avaliação interna institucional;

10. Formular propostas para o desenvolvimento institucional, tendo em vista os resultados do processo de avaliação;

11. Trabalhar em estreita e contínua relação com os gestores, diretores dos cursos e, em especial, com os responsáveis pelo planejamento da UniCerrado, para o devido acompanhamento das recomendações apontadas nos Relatórios de Autoavaliação;

12. Sistematizar a prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC/SINAES, pelo CEE/GO e por outras instâncias municipais de caráter normativo, de execução e de supervisão;

13. Acompanhar as atividades da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), no que lhe couber;

14. Acompanhar o desempenho da UniCerrado, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);
15. Divulgar, mediante informativos impressos ou eletrônicos, reuniões e seminários, acessíveis à comunidade interna e externa, os resultados do processo de autoavaliação da UniCerrado;

16. Elaborar o Regimento Interno da CPA/UniCerrado, a ser aprovado por 2/3 (dois terços) de seus membros.

Composição
  • Ma. Renata de Lima Paixão Serpa – Docente e Presidente da Comissão
  • Me. Luciano de Moura Pereira – Docente
  • Me. Reginaldo Alves de Andrade – Docente
  • Sirlene Ramos Ribeiro – Servidora Técnico-Administrativo
  • Genilson Carlos da Silva – Servidor Técnico-Administrativo
  • Wescley Marques Nunes – Discentes
  • Larissa Cristina Silva Martins – Sociedade Civil
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10 semestres

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4 semestres

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Odontologia

8 semestres

Pedagogia

8 semestres
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Psicologia

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